Um dom

by - março 17, 2018


Ana Maria nasceu com um dom.

De sua boca, saía dois tipos de ar enquanto falava: um cinza e o outro azulado.

Desde pequenina, quando Ana Maria tinha seus cabelos castanho-avermelhados amarrados em duas marias-chuquinhas e seus dentes eram tortos nos caninos, ela tinha esse dom.

Desde adolescente, quando Ana Maria saía às 20h para a aula de balé e desviava o seu caminho para a danceteria na outra esquina do estúdio, ela tinha esse dom.

Desde os vinte, quando Ana Maria ficava a tarde na faculdade participando da Bateria, ela tinha esse dom.

E esse dom a acompanhou por sua vida inteira até a vida adulta de Ana Maria.

Quando Ana Maria conheceu Luís Gustavo na porta da floricultura, quando esse estava atordoado e chorava por ter levado um fora da sua ex-namorada, Ana Maria continuava com seu dom. Ela o reconfortou. Ele passou seu número de telefone. Eles conversaram.

Quando Ana Maria se casou com Luís Gustavo e disse "sim" à pergunta clichê do padre, seu dom apareceu. Todos estavam acostumados, Luís Gustavo ainda não.

Demorou três anos para que ele se acostumasse com o dom de Ana Maria. Ele ainda se incomodava, mas se acostumou, porque o ar era, na maioria do tempo que passavam juntos, azul. E ele gostava de azul.

Mas, os anos se passaram.

Ana Maria completou cinquenta.

Sessenta.

Setenta.

Oitenta.

Eles tiveram quatro filhos: dois meninos e duas meninas. Os filhos de Ana Maria não herdaram o dom da mãe, o que foi uma benção para todos. Os filhos de Ana Maria deram netos a ela.
Quando Luís Gustavo completou oitenta e dois anos, deixou Ana Maria e seguiu para um outro plano.

Ana Maria teve seu dom intensificado naquela época. Não tinha com quem conversar, além das vizinhas de porta, e os assuntos que elas levantavam não eram os melhores para que o ar que saía da boca de Ana Maria mudasse sua coloração.

Um dia, quando Ana Maria tinha oitenta e cinco anos, algo terrível aconteceu. Ela começou a soltar tanto ar cinza, mas tanto ar cinza (viscoso e com um cheiro desagradável) que Ana Maria se asfixiou com ele.

Mas, o que ninguém sabia - o que sua família não sabia ao encontra-la em sua cama três dias depois de Ana Maria se asfixiar - era que o pulmão dela estava completamente diferente dos pulmões comuns do ser humano: o pulmão de Ana Maria estava inteiro cinza com exceção de uma pequena parte que ainda permanecia azulada!

Ana Maria morreu com um dom: toda vez que ela dizia coisas maldosas, o ar saía cinza de sua boca.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Que conto belíssimo!
    Encantada por essa escrita em duas cores, em dois ares de respirar. Linda!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, miss Gaby!
      Obrigada pelo elogio ao meu conto, eu tive bastante dificuldade em construí-lo, mas, com o tempo, eu consegui terminar...
      Eu queria ter deixado a mensagem oculta, porém não consegui. Preciso treinar mais isso, haha.
      Beijos açucarados

      Excluir